sábado, 15 de agosto de 2009

AMIZADE SINCERA É UM SANTO REMÉDIO, UM ABRIGO SEGURO

Ao centro Renato Teixeira

A amizade sincera é uma eterna e grande busca, realmente quem encontra um verdadeiro amigo encontra um tesouro, muitas vezes as pessoas se iludem com alguns relacionamentos e vão determinando pessoas como amigos e amigas e, a partir disso as decepções vão se sucedendo, uma porque em nome da amizade as pessoas passam a exigir muito das outras, outra porque se confunde colegas, companheiros de jornada, de clube, de escola, de boteco, de trabalho com amigos. Amigos são muito mais que bons companheiros, os amigos, mesmo distante por quilômetros e quilômetros, continuam tendo preocupações um para com o outro. Se você está preocupado em definir um e outro, só o tempo e as circunstâncias demonstrarão quem são realmente os amigos.
Não importando quando tempo passem sem se ver, os amigos quando se encontram aparentam nunca terem saido de perto, corre sempre que o amigo realmente precisa. O amigo não condena, nem defende sem consciência, fica ao lado para dar apoio. Amigo não é aquele que briga em nome do outro, mas aquele que tira ou não deixa que o amigo brigue, evitando assim que possa se expor ao perigo. Amigo não é aquele que incentiva ou oferece drogas ao outro, mas o que orienta para que ele não entre em enrascada. Amigo chora com a tristeza e ri com a alegria do outro. Amigo não tem inveja pelo crescimento do outro. Amigo não tem que ser exatamente como nós esperamos, que fale o que nós queremos ouvir, que goste das mesmas coisas que nós gostamos, mas, independente disso tudo, será amigo, e isso que é o mais fantástico.
Conhecemos algumas amizades que são mais visíveis, até por estarem na mídia: Roberto e Erasmo Carlos, amigos de fé e irmãos camaradas, amigos há mais de 40 anos, inclusive essa amizade rendeu boas músicas e nos deu o refrão “o meu amigo Erasmo Carlos”. Nem a fama, o tempo, atritos ou dinheiro os separou.
Outra amizade conhecida é a dos cantores e compositores Renato Teixeira e Almir Sater, como a de Roberto e Erasmo também rendeu boas músicas. E de amizade o Renato entende muito, numa música de sua autoria ele nos dá a definição de como deve ser uma verdadeira amizade:
“Amizade sincera é um santo remédio, é um abrigo seguro. É natural da amizade o abraço, o aperto de mão, o sorriso, por isso se for preciso conte comigo, amigo disponha, lembre-se sempre que mesmo modesta, minha casa será sempre sua, amigo.
Os verdadeiros amigos do peito, de fé, os melhores amigos, não trazem dentro da boca palavras fingidas ou falsas histórias, sabem entender o silêncio e manter a presença mesmo quando ausentes. Por isso mesmo apesar de tão raro não há nada melhor do que um grande amigo”.
Muita gente se frustra porque acredita ter muitos amigos, mas não percebe que essa suposta amizade está baseada em interesse por uma função ou cargo importante que exerce, pela fama ou pelo dinheiro que tem, quando isso se vai, fica-se frustrado porque os ditos "amigos" desaparecem. Tenha consciência que verdadeiros amigos não são muitos e, se você encontrou ao menos um, regue, adube, preserve essa amizade, não deixe que as intrigas, a diferença financeira, a diferença de poder, sexo, religião, cor ou raça acabe com essa amizade.
As grandes amizades, em algum momento, ficaram estremecidas por um mal entendido ou por algumas diferenças, mas sempre teve sabedoria para retornar até mais forte.
Não necessariamente os parentes são os melhores amigos, por isso há dois tipo de família a que nascemos nela e aquela que vamos escolhendo pela vida, normalmente o núcleo familiar, principalmente pais, filhos e irmãos, tem se revelado composta dos amigos certos até nas horas incertas.
Semeie amizade, mesmo quando o terreno não pareça propício, poderá colher alguns bons amigos.

Nenhum comentário: