sábado, 5 de setembro de 2009

SEU TEMPO É AGORA.

Já ouvi muitas vezes pessoas com certa idade dizendo: - No meu tempo era diferente! – No meu tempo as pessoas se respeitavam mais! No meu tempo, no meu tempo e outros “no meu tempo”. Eu não resisto e pergunto: - Você está morto (a)? A pessoa se assusta e pergunta: - Claro que não estou morto (a)! Por que essa pergunta? E eu respondo: - Fiquei ouvindo você falar no meu tempo! Está querendo dizer no tempo que era vivo (a), é isso?
É evidente que não sou tão imbecil, só instigo para as pessoas notarem as besteiras que estão dizendo, “o meu tempo” é hoje, podemos até dizer: - Quando eu era mais novo. - Quando tinha tantos anos ou coisa assim, mas meu tempo deve ser sempre o agora. Alguém pode pensar, mas que besteira, porque se incomodar com isso! Mas pode ter certeza que não é besteira. Com essa história de - “meu tempo” - muita gente se acha ultrapassado: não dá mais, passei do tempo e da idade, meu tempo já passou! A minha parte já fiz agora é a de vocês e vejam as besteiras que estão fazendo!
Isso tudo “cheira a” ou leva a desânimo, descompromisso, depressão e, principalmente, falta de determinação para continuar fazendo o que tem que ser feito.
Temos que viver cada momento, enquanto existir um pingo de vida é nosso tempo. Infelizmente há pessoas saudáveis que se entregam e parecem mortas, são mortos-vivos. Não importa idade este é seu tempo.
Normalmente as pessoas passam a vida inteira sonhando com o momento quando estarão aposentadas, deixam de fazer um punhado de coisas porque estão cansadas, não tem tempo, precisam juntar dinheiro por não saber o que será do futuro (claro que um pouco de planejamento e poupança é bom, mas não pode ser paranóia), pensam que quando aposentarem estarão com a vida mais tranqüila e poderão curtir a família, os amigos, irá viajar e outros planos mais.
Em muitos casos a aposentadoria chega, mas com a pessoa mais velha, mais cansada, sem amigos construídos no decorrer da vida, a família já se desfez, filhos crescidos, já não necessitam tanto dos pais. A pessoa começa a perceber que sua presença já até incomoda, eles precisam viver a vida deles, não precisam tanto do seu tempo, do seu carinho, de todo esse amor que você acumulou. Muitas vezes já se chega à aposentadoria com algumas doenças e muitas manias. Essa dura constatação chega tardia e em muitos casos vem junto com a depressão, solidão e mais doenças.
Viva a vida a cada momento, aproveite para fazer tudo dentro do seu tempo e da idade, mesmo que esteja cansado, dê atenção aos filhos, ao cônjuge, aos amigos, aos demais parentes, vá a cinemas, teatro, visite praças públicas, cidades e lugares novos, jogue, pesque, converse, saia do seu mundo interno e viva o dos outros também. Isso é vida, então viva a vida!
- Eu não tenho dinheiro! Há várias programações que não necessitam de dinheiro ou precisa-se de pouco. Por exemplo: sair para tomar um sorvete com a família não custa caro, passear na praças, jogar bola no quintal de casa, assistir um filme em casa acompanhado de uma pipoca são opções baratas. Abraços, aperto de mão, rir juntos, dizer eu te amo é tudo de graça.
Há uma pesquisa que demonstra que as pessoas são infelizes mais por coisas do passado ou preocupações de como será o futuro e pouco pelo que estão vivendo no presente.
O seu tempo é agora, você tem obrigação de ser feliz do jeito que está, com pouca saúde, com pouco dinheiro e com pouco outras coisas, mas a vida é agora, assim, o mesmo trabalho que tem em viver procurando motivos pelos quais é infeliz, encontre motivos pelos quais deve ser feliz.

Nenhum comentário: