domingo, 18 de julho de 2010

AMA AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO

A bíblia diz “Ama o teu próximo com a ti mesmo”, por mais simples e clara que está afirmação possa parecer, muita gente demora para entender, para saber que, se não nos amarmos e nos respeitarmos, seremos incapazes de qualquer amor verdadeiro pelo outro.
Há uma tendência a achar que o amor a si mesmo é vaidade, egoísmo e arrogância. Talvez por isso ele não seja despertado e estimulado em nós desde pequenos. Pelo contrário, somos formados para atender o desejo alheio, a expectativa dos pais, as exigências dos professores, as ordens dos adultos. Para sermos amados pelos outros, lutamos desesperadamente para responder a todas as suas solicitações. E, nesse esforço permanente, perdemos de vista o incrível milagre que, como centelha divina e esplêndida expressão de vida, cada um de nós é.
Quem ama a si próprio entra em sitonia com o universo no que ele tem de melhor, e tudo passa a fluir em sua vida.
Como expressarmos nosso amor por um filho(a) para que ele cresça e desenvolva suas características próprias, superando as limitações e chegando ao máximo de seu potencial? É procurando conhecê-lo tal como é, e não como gostaríamos que ele fosse. É acolhendo suas necessidades e estimulando suas capacidades. È ajudando-o a superar suas dificuldades e colocando limites para que ele se dê conta dos direitos dos outros. É reconhecendo suas qualidades, respeitando-o, valorizando-o, levando-o a descobrir a pessoa única e especial que é. Levando-o a amar a si mesmo.
Como somos adultos, está na hora de cuidar de nós mesmos como cuidamos de um filho, está na hora de corrigir as deformações que nos foram impostas por uma criação equivocada. Está na hora de aprender amar a nós mesmos.
Quanto mais nos amamos, mais passamos a amar o próximo, não vamos querer aos outros o que não queremos para nós.

Nenhum comentário: