terça-feira, 26 de junho de 2012

OS MELHORES CANTORES BRASILEIROS DE TODOS OS TEMPOS

Relacionar os melhores cantores brasileiros de todos os tempos é muita ousadia, assim vou relacionar os cantores que fizeram mais sucesso, venderam mais discos, CDs, os mais tocados, aqueles que em algum momento da carreira ajudaram a mudar a história da música brasileira, cantores que com certeza estão no imaginário de 8 entre 10 pessoas, cantores que você citaria sem pensar muito.
1 - Roberto Carlos – Conhecido com “Rei”, desde 1962 está sempre entre os primeiros em vendagem de discos (mais de 140 milhões de discos vendidos), ainda hoje, passado 50 anos, vende muito, faz muitos shows por ano e, o que é melhor seus shows estão sempre lotados. Roberto ainda é um dos compositores mais regravados do país. De 1965 a 1968 liderou a Jovem Guarda que virou movimento musical. Tudo o que faz vira sucesso, lançou no Brasil shows em transatlântico, e hoje, sertanejos e até evangélicos pegam carona na idéia. De quebra é o cantor brasileiro com maior vendagem de discos no exterior.
2 – Caetano Veloso – foi muito importante na luta por uma música popular verdadeiramente brasileira, ajudou a criar o movimento Tropicália juntamente com Gilberto Gil, Chico Buarque, Gal Costa, Tom Zé e outros, foi exilado por sua música de protesto e sua posição contra a ditadura militar. Até hoje é referência na música brasileira
3 – Tom JobimJuntamente com Vinícius de Moraes, João Gilberto e outros ajudou a criar o movimento musical Bossa Nova, foi um compositor extraordinário, um músico extremamente versátil. No exterior, musica brasileira e Tom Jobim se confundem, inclusive tinha no seu enorme rol de fãs ninguém menos que Frank Sinatra que convidou-o para gravarem um disco juntos.
4 – Nelson GonçalvesSó perde para Roberto Carlos em vendagem de discos no Brasil (mais de 75 milhões). Fortaleceu um estilo de música romântica, que fala de boemia sem ser brega, e, mesmo anos após sua morte, ainda é lembrado e admirado.
5 – Tonico e Tinoco – A Dupla sertaneja que mais vendeu discos no Brasil (calcula-se de 50 a 130 milhões). Eles revolucionaram o estilo e não há como falar de música sertaneja sem citá-los.
6 – Maria Bethânia – Foi a primeira cantora brasileira a vender mais de um milhão de discos e repetiu essa façanha mais três vezes, inclusive em vendagem de discos Maria Bethânia, que vendeu 26 milhões, perde apenas para Rita Lee. Maria Bethânia tem uma das mais belas vozes do Brasil. Já recebeu vários prêmios importantes e é muito elogiada pelos críticos.
7 – Elis Regina – Não precisamos citar vendagem ela é fenomenal como interprete, não há como citar os grandes da MPB sem incluir Elis. Elis Regina é considerada por muitos críticos, comentadores e outros músicos a melhor cantora brasileira de todos os tempos.
8 – Rita LeeÉ uma cantora, compositora, atriz e instrumentista brasileira, vendeu mais de 55 milhões de cópias de discos, é a cantora brasileira que mais vendeu na história da música do país. Por vezes conhecida como "Rainha do Rock Brasileiro”, Rita Lee construiu uma carreira que começou com o rock mas que ao longo dos anos flertou com diversos gêneros, como o tropicalismo, o pop rock e a música latina, criando um hibridismo pioneiro entre gêneros internacionais e nacionais.
9 – Chitãozinho e Xororó – A partir da música Fio de Cabelo eles colocaram a música sertaneja, que até a chegada de Sergio Reis era marginalizada, para tocar em todas as rádios, atingiram os jovens, caíram no gosto popular, receberam muitas criticas por um estilo sertanejo-romântico-meloso, mas hoje aparece entre os maiores vendedores de discos (30 milhões) e propiciaram o aparecimento de outros que deram prosseguimento: Leandro e Leonardo/ Leonardo ( 21 milhões de discos vendidos), Zezé de Camargo e Luciano ( 20 milhões de discos vendidos) até chegar no Sertanejo Universitário que virou febre.
10 –Legião Urbana – Com mais de 20 milhões de discos vendidos a banda se tornou uma das mais importantes do país, suas músicas, além de muito inteligentes, caíram no gosto dos jovens, mas também agradou a todos, de todas as idade e ajudou a popularizar o pop rock dos anos 80 aos lado de bandas como Titã e Paralamas dos Sucessos.
*Menções honrosas: Luiz Gonzaga: O Rei do Baião, colocou a música nordestina no eixo Rio/São Paulo e depois para o Brasil inteiro e com isso abriu caminho para o surgimento de megassucessos como Morais Moreira, Ivete Sangalo, Zé Ramalho, Dominguinhos e tantos outros. Sérgio Reis: No auge do sucesso como cantor da Jovem Guarda, detinha o recorde da música há mais tempo no primeiro lugar nas paradas de sucesso: "Coração de Papel" (48 semanas), gravou a música Menino da Porteira, foi sucesso imediato, a partir daí colocou a música sertaneja para tocar em todas as rádios (AM e FM), antes apenas algumas rádios AM tocavam.
Selecionar os dez melhores num país que tem gente do quilate de Milton Nascimento, Djavam, Chico Buarque, Gilberto Gil, Raul Seixas, Agnaldo Rayol(a voz), Zezé di Camargo e Luciano, Titãs, Cazuza, Cássia Eller, Paula Fernandes, Tim Maia, Ney Matogrosso, João Gilberto e tantos outros, é uma tarefa árdua.

6 comentários:

Unknown disse...

eu acho que esses cantores sao bons mais para min o unico que ganha do renato russo e so o roberto carlos

Indi! disse...

Não acho o Roberto Carlos grande cantor. Não tem presença de palco nem simpatia e suas músicas não tem um quê a mais. Substituiria facilmente por Gonzaguinha, Chico Buarque, Zé Ramalho e Ney Matogrosso, muito mais expressivos.

Teste disse...

ao menos o amigo Ronaldo parecer ter o dircernimento de repeitar aquele que e o maior em vendagem nao so no brasil como tambem em toda america latina e bem uma tal de Indy me dizer que roberto carlos nao e grande amor pequise sobre vendagem de discos no mundo roberto calors juntas todos q vc citou e ainda sobra disco e o unico cantor brasileiro ao ter o nome gravado na calcada da fama nos estados unidos me perdo vc tem que aprender mais pra poder falar tenho 30 anos e roberto carlos e inigualavel nunca mais no brasil existira alguem que compoe e fala de amor como ele

Luiz Moreira disse...

Leandro e leonardo venderam 33 milhoes de copias de disco e nao 21 como citado, o primeiro album foi em 86 e o ultimo em 98, a dupla fez sucesso nacional entre 88 e 98 tendo fim com a morte de leandro

Unknown disse...

ninguém dessa lista chega oas pés de TIM MAIA

Edu disse...

Conconrdo. O Tim cantando é algo de outro mundo. No Brasil ainda não existiu uma voz como a dele.