quinta-feira, 28 de junho de 2012

COMO MELHORAR OS RELACIONAMENTOS

Relacionamentos Pessoais e Interpessoais

Não existe um manual ou uma fórmula mágica para que possamos melhorar nossos relacionamentos, o que existe são dicas, observações e práticas. Pessoas casam apaixonadas, dizem palavras bonitas umas as outras, querem ficar juntas a todo instante, ligações telefônicas de horas: - Desliga você! – Não, desliga você! Casam e logo já estão brigando, faltando com respeito, os longos beijos agora são apenas míseros selinhos, os diálogos agora são monossilábicos.
Relacionamentos complicados com o chefe, com a família, com os colegas de trabalho, com colegas de escola e até consigo mesmo. Relacionar é ter sabedoria e paciência, é saber que o outro não é você e que tem vontade, gosto e opinião diferente da sua e, quanto mais tempo passam juntos, mais possibilidade de acontecerem os conflitos.  
Uma senhora chega ao pastor de sua igreja e diz:
_ Pastor, eu não agüento mais discutir com meu marido, cada dia está piorando! Ele é resmungão, reclama de tudo!
- E a senhora, ouve calada? - Quis saber o pastor.
- Não, né pastor, claro que não vou deixar barato. – Aquela senhora da uma pausa e indaga. – O que eu devo fazer? Nossa vida conjugal já foi diferente, nós tínhamos mais paciência, hoje está um verdadeiro inferno!
O pastor pensou por um instante e respondeu:
- Eu sei o que vai ser bom para a senhora! Recentemente estive em Israel, lembra-se?
- Sim pastor, eu me lembro.
- Então, eu trouxe um pouco de água do rio Jordão, onde Jesus foi batizado, e essa água é milagrosa. - o pastor se retirou por um instante e voltou com uma garrafa de água -  A senhora vai levar essa garrafa de água e, todas as vezes que o seu marido começaram qualquer discussão, a senhora deve pedir licença, coloca um bom tanto de água na boca e segura por até cinco minutos, depois disso joga fora a água, não engole. Certo?
- Mas será que vai dar certo mesmo, pastor?
- Pode acreditar! Outras já usaram dessa água e deu certo.
A mulher levou a garrafa de água para casa, passado dois meses ela voltou feliz e encantada.
- Pastor, aquela água é milagrosa mesmo! O senhor acredita que eu e meu marido paramos de discutir! No começo ele ficava bravo eu colocava a água na boca, esperava o tempo, ele ficava mais irritado, mas, milagrosamente, logo ele vinha pedindo desculpas.
- Que bom, viu como deu certo!
- Infelizmente, pastor, minha água acabou, eu precisava de mais!
O pastor pacientemente falou:
- Minha senhora, a água que eu lhe dei não foi trazida do rio Jordão, na realidade é água da torneira aqui da igreja.
- Como? Então a água da torneira da igreja também é milagrosa?
O que o pastor respondeu:
- A água foi só um instrumento, não há milagre nenhum, o que aconteceu é que cada vez que o seu marido ficava bravo, a senhora enchia a boca de água e não podia retrucar, assim, ele se acalmava, percebia que havia exagerado e voltava para pedir desculpas!
Numa discussão ninguém quer perder, no final acabam falando até o que não queriam dizer. E quem sai perdendo é a razão.

Dicas:
*Não vicie em queixas e em reclamações. Você acabará não enxergando as boas coisas da vida.
*Evite olhar para suas pequenas imperfeições com lentes de aumento.
*Procure transmitir coerência e consistência entre palavras, gestos e ações: suas mensagens terão mais força.
* Fale claro o que quer. As pessoas não conseguem ler seus pensamentos.
* Você não tem que ter sempre razão.
*Muitas vezes as pessoas não querem ouvir sua opinião ou suas críticas onde ela errou. Quer apenas ser ouvida. Aprenda ouvir!
*Aprenda agir com diplomacia é sempre melhor do que bater de frente.
*Bom humor é um santo remédio
*As pessoas felizes reconhecem e apreciam aquilo que tem; as infelizes estão sempre se lamentando daquilo que lhes falta.
*Ser sincera não é sinônimo de grosseria: há maneiras gentis de dizer as coisas duras.
*Tome decisões somente depois de avaliar cuidadosamente os prós e contras da situação.
*Em momentos de ansiedade, medo ou revolta, procure em seu interior a fé, a coragem, a serenidade e a confiança.

Nenhum comentário: