domingo, 22 de abril de 2012

PROBLEMAS EXISTEM PARA SEREM RESOLVIDOS

 Há pessoas que ficam remoendo problemas, tentando entender o porquê do ocorrido, apenas se culpando ou em lamentações constante, isso só deprime e não resolve, o pensamento tem que ser único: - O problema eu já tenho, nesse momento o que eu preciso é de solução! – A partir daí todo desgaste emocional e mental deve ser em busca de uma solução para o problema. Diria um pessimista ou resistente: - Não é tão fácil assim, afinal de contas, não somos máquinas, temos sentimentos e remoer um problema faz parte da característica humana, afinal de contas somos seres inteligentes, pensamos e pagamos o preço por isso! – Há verdade nisso, mas podemos treinar nosso cérebro a buscar solução, e não só ficar remoendo problemas. Pode se ter decisões diversas para um mesmo problema: 1) Ficar se culpando, remoer o problema, entrar em depressão, perturbar os outros com lamentações; 2) Animar-se com a possibilidade de uma solução e ir à luta.
Pessoas tristes, rancorosas, mal-humoradas, derrotistas, que só vê tragédia em tudo, ficam doentes com mais facilidade. Há pessoas que ficam presas ao passado e perde a chance de viver o momento: saudade dos antigos amigos, do emprego que não tem mais, da pessoa amada que não está mais ao lado ou que nunca esteve, cidade que ficou no passado, condição financeira que já foi bem melhor, enfim, caso queiramos, teremos inúmeros motivo para viver de lamentações, mas também podemos viver o agora e o passado deve ser selecionado por “boas lembranças”, ficar lembrando fatos ruins, remoendo passado triste e sofrer eternamente. Há pessoas que lamenta a idade: - No meu tempo era diferente! – Calma aí! No seu tempo? Você não está morto? Seu tempo é agora, é hoje. Pode se dizer: - Quando eu era jovem. – Mas nosso tempo é o tempo em que vivemos. O pessimista e derrotista, se religioso, está em desacordo com o que o mestre dos mestres pregou: - Eu vim para que todos tenham vida, vida em abundância. - Por isso, viva cada momento da sua vida como se fosse o último e verás que o momento seguinte será melhor que o atual. Ame as pessoas como se não houvesse amanhã. Evite só enxergar os defeitos dos outros, veja principalmente as virtudes. Não fique ao lado de alguém só para ser feliz, fique para fazê-la feliz, caso ela queira o mesmo o dois serão felizes. Não veja o aniversário apenas como envelhecer, mas como o nascer de um novo ano em sua vida, afinal contas a outra opção é morrer. Não espere "quando tiver dinheiro" para ser feliz, seja feliz com o que tem, aprenda a planejar melhor sua vida financeira. Quando estiver muito triste não se tranque dentro de casa ou de um quarto, vá caminhar na praça, sair com amigos, perceberá que a vida continua a mil lá fora. Como diz Gonzaguinha: Viver! E não ter a vergonha de ser feliz, cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz... Ah meu Deus! Eu sei, eu sei que a vida devia ser bem melhor e será, as isso não impede que eu repita é bonita, é bonita e é bonita...

Um comentário:

Andréa Paula disse...

Concordo, a vida é bonita,nós é que não sabemos viver, acho realmente que a beleza da vida está em aprendermos sempre para que ela possa ser cada vez melhor, afinal a vida " é bonita, é bonita e é bonita..."