domingo, 15 de agosto de 2010

LEMBRANÇAS E SAUDOSISMO

Cada dia que passa é mais um pedaço de nós que fica, mas também lembranças que iremos carregar, temos que ter muito cuidado para que essas lembranças, boas ou ruins, não se tornem um fardo que carregaremos por toda nossa vida. Evidentemente que estaremos permeando nossa vida com lembranças: música que ouvimos em algum momento especial, uma imagem, um lugar, um momento, um grande amor, um trabalho, e assim vamos seguindo.
Lembranças, normalmente, são boas, mas saudosismo é sempre sinal de que paramos em algum lugar da nossa vida, e, todos os outros momentos acabam não tendo a mesma importância, isso pode ir corroendo-nos, enfraquecendo nossa vontade de viver novas aventuras, novos relacionamentos, sempre o passado foi melhor, fechamo-nos para o agora, para o futuro. Quem vive de lembranças, de saudades deve procurar ajuda, isso não é bom, por mais que a pessoa diga que isso é o que a motiva para continuar vivendo, não é bom. A vida se renova constantemente, as flores murcham e caem e novas e belas flores nascem, o sol surge novo em cada amanhecer, as histórias seguem e nós também seguimos, se passarmos a observar cada momento e sua beleza veremos que a todo instante está acontecendo fatos, pessoas ou imagens que merecem nossa atenção. Já ouvi histórias de pessoas que não conseguem ser feliz com um novo amor por não esquecer o anterior, não consegue se adaptar a vida na nova cidade por não esquecer as pessoas, os detalhes da antiga cidade, não conseguem entender que o ritmo atual é outro e vive a música antiga. É o tipo que diz: - antigamente que era bom!
No meu tempo era muito melhor. – Seus tempo? Você não está morto, então seu tempo é hoje, é agora, pode se dizer quando era jovem ou coisa assim, mas nosso tempo tem que ser o aqui e o agora. Os avós sabem disso, quantas vezes ouvimos os filhos dizendo: - Meus pais estão babando com o neto! – E os avós dizem: - Ser avós e ser pais duas vezes! – Ai se resume tudo, a renovação dando chance para um amor até maior do que a pessoa achava que não poderia sentir.
Conheço pessoas que durante muito tempo esperava encontrar um grande amigo do passado e, após encontrar, depois de dois encontros chegou a conclusão, “ não tem mais nada a ver, mudou muito” – evidente que sim, a idade muda, o lugar muda, as circunstância, as pessoas mudam, devemos seguir, ver o mundo com o coração aberto para o presente, o passado deve ser belas fotos num álbum, boas lembranças e que a cada dia possa-se construir novas belas lembranças. As frustações, as decepções, más recordações devem ser esquecidas, é fácil? Não, mas busque ajuda e siga em frente, verá que o presente nos oferece oportunidades para sermos felizes, sem ficar fazendo comparação com o passado, afinal de contas, as lembranças dão sempre a impressão que tudo era muito bom, não fique esperando que a vida leve tudo até você, levante-se e vá ao encontro, dos lugares, das pessoas, da alegria, vá ao encontro da sua vida, e vida em abundância. Faça do hoje momento para novas e boas lembranças e, em seguida renove-se com mais e mais outras, isso é vida.

domingo, 1 de agosto de 2010

O PERDÃO TE DA PAZ

É evidente que não é fácil perdoar, pois, quando a pessoa é atingida injustamente, caluniada, traída, ferida moralmente ou fisicamente, perdeu um ente querido para a violência, a partir daí uma dor muito grande toma conta dos seus dias, suas horas, seus minutos, seus segundos, aquele sentimento não lhe sai da cabeça, o ódio e até a vingança passam a ser constante, em alguns casos, esse rancor vai acumulando, corroendo, consumindo. Daí para uma situação de perdão é realmente muito difícil, mas a busca de motivos para perdoar é uma forma de acalmar seu próprio coração, o ódio acaba consumindo o atingido, ou seja, essa mágoa, esse rancor vai se acumulando e, com certeza, trará sérias conseqüências para sua vida e até mesmo para a sua saúde.
Devemos buscar motivos para o perdão, pois ele acabará acalmando nosso coração. Não vou entrar em detalhes de saúde, mas há citações médicas que alguns tipos de cânceres e infartos são provenientes de mágoa ou do ódio acumulado - estresse. Em diversos casos, a outra pessoa nem sabe que estamos com tanto ódio e segue sua vida normal, enquanto isso o atingido acumula magoas que irá envenenar sua saúde.
Em Caso de perdão, ele deve ser pleno, de coração, o famoso: - Eu te perdoo. – mas por dentro a raiva continua, não adianta.
Muitas vezes o perdão está muito fácil, foi apenas um mal entendido, uma palavra mal colocada, um posicionamento na hora da raiva, um momento de ciúme, mas se transforma em mágoa, ódio e aquilo se transforma numa tormenta.
Busque o perdão verdadeiro e ele aplacará suas dores, com certeza, fará mais bem a quem perdoa.
Perdoar não é simples ou fácil, por isso nem todos conseguem, mas quem o estabelece sabe como é boa sua sensação. Se errar é humano, perdoar é divino.