quinta-feira, 28 de junho de 2012

COMO MELHORAR OS RELACIONAMENTOS

Relacionamentos Pessoais e Interpessoais

Não existe um manual ou uma fórmula mágica para que possamos melhorar nossos relacionamentos, o que existe são dicas, observações e práticas. Pessoas casam apaixonadas, dizem palavras bonitas umas as outras, querem ficar juntas a todo instante, ligações telefônicas de horas: - Desliga você! – Não, desliga você! Casam e logo já estão brigando, faltando com respeito, os longos beijos agora são apenas míseros selinhos, os diálogos agora são monossilábicos.
Relacionamentos complicados com o chefe, com a família, com os colegas de trabalho, com colegas de escola e até consigo mesmo. Relacionar é ter sabedoria e paciência, é saber que o outro não é você e que tem vontade, gosto e opinião diferente da sua e, quanto mais tempo passam juntos, mais possibilidade de acontecerem os conflitos.  
Uma senhora chega ao pastor de sua igreja e diz:
_ Pastor, eu não agüento mais discutir com meu marido, cada dia está piorando! Ele é resmungão, reclama de tudo!
- E a senhora, ouve calada? - Quis saber o pastor.
- Não, né pastor, claro que não vou deixar barato. – Aquela senhora da uma pausa e indaga. – O que eu devo fazer? Nossa vida conjugal já foi diferente, nós tínhamos mais paciência, hoje está um verdadeiro inferno!
O pastor pensou por um instante e respondeu:
- Eu sei o que vai ser bom para a senhora! Recentemente estive em Israel, lembra-se?
- Sim pastor, eu me lembro.
- Então, eu trouxe um pouco de água do rio Jordão, onde Jesus foi batizado, e essa água é milagrosa. - o pastor se retirou por um instante e voltou com uma garrafa de água -  A senhora vai levar essa garrafa de água e, todas as vezes que o seu marido começaram qualquer discussão, a senhora deve pedir licença, coloca um bom tanto de água na boca e segura por até cinco minutos, depois disso joga fora a água, não engole. Certo?
- Mas será que vai dar certo mesmo, pastor?
- Pode acreditar! Outras já usaram dessa água e deu certo.
A mulher levou a garrafa de água para casa, passado dois meses ela voltou feliz e encantada.
- Pastor, aquela água é milagrosa mesmo! O senhor acredita que eu e meu marido paramos de discutir! No começo ele ficava bravo eu colocava a água na boca, esperava o tempo, ele ficava mais irritado, mas, milagrosamente, logo ele vinha pedindo desculpas.
- Que bom, viu como deu certo!
- Infelizmente, pastor, minha água acabou, eu precisava de mais!
O pastor pacientemente falou:
- Minha senhora, a água que eu lhe dei não foi trazida do rio Jordão, na realidade é água da torneira aqui da igreja.
- Como? Então a água da torneira da igreja também é milagrosa?
O que o pastor respondeu:
- A água foi só um instrumento, não há milagre nenhum, o que aconteceu é que cada vez que o seu marido ficava bravo, a senhora enchia a boca de água e não podia retrucar, assim, ele se acalmava, percebia que havia exagerado e voltava para pedir desculpas!
Numa discussão ninguém quer perder, no final acabam falando até o que não queriam dizer. E quem sai perdendo é a razão.

Dicas:
*Não vicie em queixas e em reclamações. Você acabará não enxergando as boas coisas da vida.
*Evite olhar para suas pequenas imperfeições com lentes de aumento.
*Procure transmitir coerência e consistência entre palavras, gestos e ações: suas mensagens terão mais força.
* Fale claro o que quer. As pessoas não conseguem ler seus pensamentos.
* Você não tem que ter sempre razão.
*Muitas vezes as pessoas não querem ouvir sua opinião ou suas críticas onde ela errou. Quer apenas ser ouvida. Aprenda ouvir!
*Aprenda agir com diplomacia é sempre melhor do que bater de frente.
*Bom humor é um santo remédio
*As pessoas felizes reconhecem e apreciam aquilo que tem; as infelizes estão sempre se lamentando daquilo que lhes falta.
*Ser sincera não é sinônimo de grosseria: há maneiras gentis de dizer as coisas duras.
*Tome decisões somente depois de avaliar cuidadosamente os prós e contras da situação.
*Em momentos de ansiedade, medo ou revolta, procure em seu interior a fé, a coragem, a serenidade e a confiança.

terça-feira, 26 de junho de 2012

OS MELHORES CANTORES BRASILEIROS DE TODOS OS TEMPOS

Relacionar os melhores cantores brasileiros de todos os tempos é muita ousadia, assim vou relacionar os cantores que fizeram mais sucesso, venderam mais discos, CDs, os mais tocados, aqueles que em algum momento da carreira ajudaram a mudar a história da música brasileira, cantores que com certeza estão no imaginário de 8 entre 10 pessoas, cantores que você citaria sem pensar muito.
1 - Roberto Carlos – Conhecido com “Rei”, desde 1962 está sempre entre os primeiros em vendagem de discos (mais de 140 milhões de discos vendidos), ainda hoje, passado 50 anos, vende muito, faz muitos shows por ano e, o que é melhor seus shows estão sempre lotados. Roberto ainda é um dos compositores mais regravados do país. De 1965 a 1968 liderou a Jovem Guarda que virou movimento musical. Tudo o que faz vira sucesso, lançou no Brasil shows em transatlântico, e hoje, sertanejos e até evangélicos pegam carona na idéia. De quebra é o cantor brasileiro com maior vendagem de discos no exterior.
2 – Caetano Veloso – foi muito importante na luta por uma música popular verdadeiramente brasileira, ajudou a criar o movimento Tropicália juntamente com Gilberto Gil, Chico Buarque, Gal Costa, Tom Zé e outros, foi exilado por sua música de protesto e sua posição contra a ditadura militar. Até hoje é referência na música brasileira
3 – Tom JobimJuntamente com Vinícius de Moraes, João Gilberto e outros ajudou a criar o movimento musical Bossa Nova, foi um compositor extraordinário, um músico extremamente versátil. No exterior, musica brasileira e Tom Jobim se confundem, inclusive tinha no seu enorme rol de fãs ninguém menos que Frank Sinatra que convidou-o para gravarem um disco juntos.
4 – Nelson GonçalvesSó perde para Roberto Carlos em vendagem de discos no Brasil (mais de 75 milhões). Fortaleceu um estilo de música romântica, que fala de boemia sem ser brega, e, mesmo anos após sua morte, ainda é lembrado e admirado.
5 – Tonico e Tinoco – A Dupla sertaneja que mais vendeu discos no Brasil (calcula-se de 50 a 130 milhões). Eles revolucionaram o estilo e não há como falar de música sertaneja sem citá-los.
6 – Maria Bethânia – Foi a primeira cantora brasileira a vender mais de um milhão de discos e repetiu essa façanha mais três vezes, inclusive em vendagem de discos Maria Bethânia, que vendeu 26 milhões, perde apenas para Rita Lee. Maria Bethânia tem uma das mais belas vozes do Brasil. Já recebeu vários prêmios importantes e é muito elogiada pelos críticos.
7 – Elis Regina – Não precisamos citar vendagem ela é fenomenal como interprete, não há como citar os grandes da MPB sem incluir Elis. Elis Regina é considerada por muitos críticos, comentadores e outros músicos a melhor cantora brasileira de todos os tempos.
8 – Rita LeeÉ uma cantora, compositora, atriz e instrumentista brasileira, vendeu mais de 55 milhões de cópias de discos, é a cantora brasileira que mais vendeu na história da música do país. Por vezes conhecida como "Rainha do Rock Brasileiro”, Rita Lee construiu uma carreira que começou com o rock mas que ao longo dos anos flertou com diversos gêneros, como o tropicalismo, o pop rock e a música latina, criando um hibridismo pioneiro entre gêneros internacionais e nacionais.
9 – Chitãozinho e Xororó – A partir da música Fio de Cabelo eles colocaram a música sertaneja, que até a chegada de Sergio Reis era marginalizada, para tocar em todas as rádios, atingiram os jovens, caíram no gosto popular, receberam muitas criticas por um estilo sertanejo-romântico-meloso, mas hoje aparece entre os maiores vendedores de discos (30 milhões) e propiciaram o aparecimento de outros que deram prosseguimento: Leandro e Leonardo/ Leonardo ( 21 milhões de discos vendidos), Zezé de Camargo e Luciano ( 20 milhões de discos vendidos) até chegar no Sertanejo Universitário que virou febre.
10 –Legião Urbana – Com mais de 20 milhões de discos vendidos a banda se tornou uma das mais importantes do país, suas músicas, além de muito inteligentes, caíram no gosto dos jovens, mas também agradou a todos, de todas as idade e ajudou a popularizar o pop rock dos anos 80 aos lado de bandas como Titã e Paralamas dos Sucessos.
*Menções honrosas: Luiz Gonzaga: O Rei do Baião, colocou a música nordestina no eixo Rio/São Paulo e depois para o Brasil inteiro e com isso abriu caminho para o surgimento de megassucessos como Morais Moreira, Ivete Sangalo, Zé Ramalho, Dominguinhos e tantos outros. Sérgio Reis: No auge do sucesso como cantor da Jovem Guarda, detinha o recorde da música há mais tempo no primeiro lugar nas paradas de sucesso: "Coração de Papel" (48 semanas), gravou a música Menino da Porteira, foi sucesso imediato, a partir daí colocou a música sertaneja para tocar em todas as rádios (AM e FM), antes apenas algumas rádios AM tocavam.
Selecionar os dez melhores num país que tem gente do quilate de Milton Nascimento, Djavam, Chico Buarque, Gilberto Gil, Raul Seixas, Agnaldo Rayol(a voz), Zezé di Camargo e Luciano, Titãs, Cazuza, Cássia Eller, Paula Fernandes, Tim Maia, Ney Matogrosso, João Gilberto e tantos outros, é uma tarefa árdua.