domingo, 31 de janeiro de 2010

O DOMADOR DE MONTANHAS

Meu nome é Jamil, moro há muitos anos na região de Piraputanga, distrito de Aquidauana, Mato Grosso do Sul (MS), cresci vendo e admirando as montanhas que compõem a região, eu sempre nutri um misto de admiração e respeito por elas - explico porque - além de suas belezas e grandiosidades, elas sempre me causavam medo, pois qualquer idéia de escalá-las me causava uma sensação estranha, mas um dia meus medos e a montanha ficaram ligados perigosamente.
Na época eu já estava casado, administrava um local que servia de acampamento para grupos de igrejas, escolas e empresas, o referido local era cercado por enormes montanhas. Todas as manhãs eu as contemplava, um certo dia, um instrutor de rapel veio acompanhado um grupo de jovens, logo eu fiz amizade com eles, no primeiro dia começaram as descidas, eu ficava só admirando, à noite fui até onde eles estavam e logo me tornei centro dos assuntos: - Oh, Jamil, amanhã quero ver você lá!
- Aquilo é coisa pra louco! - Eu respondi, mas eles continuaram a provocar.
- Você é um homem ou um rato? – Provocações por brincadeira, nada com intuito de ofender.
Eu sai do local e fiquei pensando: - Moro há tanto tempo nessa região, essas montanhas fazem parte da minha vida! Se esses estranhos podem subir e descer delas, porque eu não posso!
Após conversar com minha esposa e ouvir muitos conselhos para que não me arriscasse, eu desobedeci e fui. O dia amanheceu e o grupo estava pronto para uma nova escalada eu cheguei e já fui dizendo: - Eu topo, vou fazer esse tal de rapel. – Foi uma festa só por parte da garotada.
Chegando lá em cima me dei conta da encrenca que havia me metido, olhava para baixo e o medo aumentava. Chegou a minha vez e eu estava desesperado, o instrutor preparou e ajustou todos os equipamentos e sempre me orientando como descer com segurança, mas isso não diminui meu medo. Logo começou a descida, meu coração parecia que ia sair pela boca. Poucos metros depois de ter começado a descida eu olhei para baixo, foi a pior coisa que fiz, bateu pânico e eu travei, não descia nem subia, o instrutor continuou falando comigo, tentava me tranqüilizar, mas eu não consegui me mexer, isso demorou alguns minutos, depois de muito estímulo e orientações comecei a me mexer aos poucos e, assim, devagar consegui chegar à base, aquela havia sido a pior e mais traumática experiência da minha vida. Cheguei em casa e já fui logo dizendo a minha esposa: - Aquilo é coisa de doido, nunca mais eu vou naquilo.
Meses se passaram e eu não conseguia esquecer a experiência negativa, mas algo havia mexido comigo, havia me encontrado com o meu ponto mais fraco e aquilo me decepcionava, afinal de contas, tudo havia sido feito com muita segurança, então porque tive tanto medo, e assim foi até que um dia cheguei para minha esposa e disse: - Amor, vou me inscrever num curso para aprender fazer rapel. – Ela se assustou: - Você não disse que era coisa de doido, que nunca mais ia fazer aquilo? – Eu lhe respondi: - Eu tenho coragem para tanta coisa, amo, respeito e admiro essas montanhas, porque não estar ao lado delas!
Foi o que eu fiz, após o curso, eu e as montanhas, principalmente, as que compõem a região do sítio da minha família, somos amigos inseparáveis, eu as respeito, admiro e curto o que de melhor elas podem me oferecer. Hoje sou instrutor de rapel e sou muito feliz, principalmente porque transformei meus medos em lições para outros desafios na vida pessoal. Sou mais seguro para resolver outras situações que requerem determinação e autoconfiança. Amo a belíssima região de Piraputanga e adoro estar ajudando outras pessoas a vencer seus medos, a se integrar com as montanhas e desfrutar das belas paisagens da região, vejo isso como missão de vida.
Atualmente Jamil Albuquerque de Moraes é proprietário de uma pousada num sítio de 16 Há., na região de Piraputanga, MS. Numa paisagem de tirar o fôlego oferece alguns esportes radicais, dentre eles, montanhismo, trilhas, passeio a cavalo, banhos em córrego e em bicas d´águas, além de rapel em montanhas de mais ou menos 130 metros de altura. O local ainda oferece área de camping e lazer variados. Está preparado para receber grupos religiosos, escolas, empresas, grupos de amigos e famílias.
Contato: Jamil – 9233-1035 e-mail: xandy.1101@hotmail.com  Veja fotos: