terça-feira, 18 de agosto de 2009

J. R. R. Tolkien – O Senhor dos Anéis



Antigamente tinha uma expressão para demonstrar que uma pessoa era muito importante, falava-se: - Fulano é o senhor dos anéis! – Queria se dizer que ele era poderoso. A expressão decorria da importância do livro o Senhor dos Anéis que foi publicado em três partes: em 1954, os dois primeiros volumes (A Sociedade do Anel e As Duas Torres). Em 1955 foi publicado o terceiro e último volume (O Retorno do Rei), escritos por John Ronald Reuel Tolkien. A idéia original era lançar a obra toda num único volume, mas para baratear os custos de impressão, foi dividida em três volumes.
O livro O Senhor dos Anéis é de uma importância tão grande, que mesmo quem não gosta do estilo “literatura fantástica”, mas gosta de ler, sabe da importância, pois Tolkien construiu, além de muitos personagens que ficaram mundialmente conhecidos e copiados por outros autores, também criou todo um mundo, com linguas, geografia, mapas, vegetação, tempo, deuses, só para se ter uma idéia, até o surgimento do livro O Senhor dos Anéis as histórias de fantasias eram curtas, ele teve coragem de escrever uma que agradaria não só as crianças, mas também os adultos e em volumes com muitas páginas. Inicialmente os editores ficaram preocupados se teriam êxito, mas estavam enganados e foi sucesso total.
Muitos pensam que tudo começou com O Senhor dos Anéis, mas foi O Hobbit, de 1937, a primeira obra é nele que começa a história do Senhor dos Anéis com um hobbit chamado Bilbo Bolseiro que vivia numa toca. A idéia da história é curiosa: Tolkien era professor de anglo-saxão (e considerado um dos maiores especialistas do assunto) na Universidade de Oxford de 1925 a 1945, e de inglês e Literatura inglesa na mesma universidade de 1945 a 1959, um dia de 1928 estava examinando documentos de alunos que queriam ingressar na Universidade e Tolkien contou que: “Um dos alunos deixou uma das páginas em branco – possivelmente a melhor coisa que poderia ocorrer a um examinador – e eu escrevi nela: Em um buraco no chão vivia um hobbit, não sabia e não sei porquê”. Depois de abandonar a história por um tempo só foi publicá-la em 1937. A saga do hobbit Bilbo – um ser baixo, pacato, de pés peludos e grandes, que se aventura na Terra Média ao lado do mago Gandalf e mais treze anões – teve tanto sucesso que Tolkien foi sondado para novas aventuras. Ele ainda criou O Silmarillon e Contos Inacabados.
Tolkien ficou conhecido como o "pai da moderna literatura fantástica”. Sua obra influenciou toda uma geração. Católico fervoroso, foi grande amigo de C.S. Lewis, autor de As Crônicas de Nárnia, ambos membros do grupo de literatura The Inklings.
Inclusive, conforme declarações de pessoas como George Lucas ( Star Wars) Steven Spielberg (O Parque dos Dinossauros), J. K. Rowling (Haryy Potter) e outros, sem Tolkien muitas aventuras de sucesso do cinema não teriam acontecido
A Obra O Senhor dos Anéis tem uma importância tão grande que, na virada do milênio foi eleita por um grupo de crítico literário a mais importante do segundo milênio.
Ao que tudo indica, quem torce o nariz ou quem é fã de J. R. R. Tolkien pode se preparar, porque até 2011 o livro O Hobbit vai virar filme, provalvelmente em duas partes, podem apostar, será novo mega sucesso como os três filmes da sequência O Senhor dos Anéis, vencedores de quatorze Oscar, onze só com o último.
Analisando Tolkien concluimos - ninguém deve ter medo de criar, inventar, ousar sair do tradicional, ai pode estar o sucesso. Não é só fazer o que todos já estão acostumado a ver e consumir, mas ofercer algo novo, por isso Deus nos deu a inteligência, para que possamos sair do lugar comum.

sábado, 15 de agosto de 2009










Renato TeixeiraPosted by Picasa

AMIZADE SINCERA É UM SANTO REMÉDIO, UM ABRIGO SEGURO

Ao centro Renato Teixeira

A amizade sincera é uma eterna e grande busca, realmente quem encontra um verdadeiro amigo encontra um tesouro, muitas vezes as pessoas se iludem com alguns relacionamentos e vão determinando pessoas como amigos e amigas e, a partir disso as decepções vão se sucedendo, uma porque em nome da amizade as pessoas passam a exigir muito das outras, outra porque se confunde colegas, companheiros de jornada, de clube, de escola, de boteco, de trabalho com amigos. Amigos são muito mais que bons companheiros, os amigos, mesmo distante por quilômetros e quilômetros, continuam tendo preocupações um para com o outro. Se você está preocupado em definir um e outro, só o tempo e as circunstâncias demonstrarão quem são realmente os amigos.
Não importando quando tempo passem sem se ver, os amigos quando se encontram aparentam nunca terem saido de perto, corre sempre que o amigo realmente precisa. O amigo não condena, nem defende sem consciência, fica ao lado para dar apoio. Amigo não é aquele que briga em nome do outro, mas aquele que tira ou não deixa que o amigo brigue, evitando assim que possa se expor ao perigo. Amigo não é aquele que incentiva ou oferece drogas ao outro, mas o que orienta para que ele não entre em enrascada. Amigo chora com a tristeza e ri com a alegria do outro. Amigo não tem inveja pelo crescimento do outro. Amigo não tem que ser exatamente como nós esperamos, que fale o que nós queremos ouvir, que goste das mesmas coisas que nós gostamos, mas, independente disso tudo, será amigo, e isso que é o mais fantástico.
Conhecemos algumas amizades que são mais visíveis, até por estarem na mídia: Roberto e Erasmo Carlos, amigos de fé e irmãos camaradas, amigos há mais de 40 anos, inclusive essa amizade rendeu boas músicas e nos deu o refrão “o meu amigo Erasmo Carlos”. Nem a fama, o tempo, atritos ou dinheiro os separou.
Outra amizade conhecida é a dos cantores e compositores Renato Teixeira e Almir Sater, como a de Roberto e Erasmo também rendeu boas músicas. E de amizade o Renato entende muito, numa música de sua autoria ele nos dá a definição de como deve ser uma verdadeira amizade:
“Amizade sincera é um santo remédio, é um abrigo seguro. É natural da amizade o abraço, o aperto de mão, o sorriso, por isso se for preciso conte comigo, amigo disponha, lembre-se sempre que mesmo modesta, minha casa será sempre sua, amigo.
Os verdadeiros amigos do peito, de fé, os melhores amigos, não trazem dentro da boca palavras fingidas ou falsas histórias, sabem entender o silêncio e manter a presença mesmo quando ausentes. Por isso mesmo apesar de tão raro não há nada melhor do que um grande amigo”.
Muita gente se frustra porque acredita ter muitos amigos, mas não percebe que essa suposta amizade está baseada em interesse por uma função ou cargo importante que exerce, pela fama ou pelo dinheiro que tem, quando isso se vai, fica-se frustrado porque os ditos "amigos" desaparecem. Tenha consciência que verdadeiros amigos não são muitos e, se você encontrou ao menos um, regue, adube, preserve essa amizade, não deixe que as intrigas, a diferença financeira, a diferença de poder, sexo, religião, cor ou raça acabe com essa amizade.
As grandes amizades, em algum momento, ficaram estremecidas por um mal entendido ou por algumas diferenças, mas sempre teve sabedoria para retornar até mais forte.
Não necessariamente os parentes são os melhores amigos, por isso há dois tipo de família a que nascemos nela e aquela que vamos escolhendo pela vida, normalmente o núcleo familiar, principalmente pais, filhos e irmãos, tem se revelado composta dos amigos certos até nas horas incertas.
Semeie amizade, mesmo quando o terreno não pareça propício, poderá colher alguns bons amigos.

sábado, 8 de agosto de 2009

SER PAI É MUITO MAIS


Ser pai vai muito mais além da discussão de quem é mais importante: o pai ou a mãe? Ou quem recebe melhores presentes?
Ser pai é dar suporte para uma educação de qualidade para seus filhos. Isso não significa transferir à escola ou a outros o papel que lhe cabe. Educar é se fazer presente é orientar e não apenas apontar e criticar pelos erros.
Ser pai é dar segurança e proteção, sem exagero, pois proteção a todo ato e a qualquer preço pode gerar pessoas inseguras e irresponsáveis. O poeta já dizia que “proteção demais desprotege”, cria-se a sensação de impunidade plena e do famoso “pode tudo” sabemos que não é bem assim, algum dia alguém barrará essa arrogância e petulância, nesse momento começa-se procurar alguém para jogar a culpa ou os famosos questionamentos: - Onde nós erramos? Proteger é dar suporte para que o filho caminhe sabendo que tem alguém zelando por ele, pronto para orientar e apará-lo na caminhada.
Ser pai é, acima de tudo, dar bons exemplos. De que adianta você recomendar a seu filho que não beba, não fume, não seja violento, que respeite ao próximo, não fale palavrões, respeite leis de trânsito e outros conselhos mais se você faz tudo ao contrário. O “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço” já fracassou há muito tempo.
Exige-se diploma para quase tudo, há cursos para diversas áreas, só não para ser pai e mãe! E qual função é mais importante que criar um filho?
Sabemos que não existe uma manual na criação de filhos, mas com as experiências que são passadas de pais para filhos de gerações a gerações, da nos uma boa noção do que pode dar certo e o que pode dar errado. E, se errar é humano, acertar é Divino, assim, devemos buscar sempre o acerto.
Ser pai é entender o importante papel que a mãe exerce na vida do filho, mas não se omitir, nem sentir ciúmes, é saber que seu papel está reservado só a você, que se você deixar só para mãe todo o trabalho com os filhos, ela vai ficar sobrecarregada e não suprirá sua ausência, bem como se você ficar com os dois papéis também, por melhor que o execute, sempre ficará faltando a parte importante que cabe a ela.
Ser pai é para a vida inteira, pode até existir ex-marido, ex-esposa, ex-cunhado, ex-sogra, ex-amigo, mas ex-pai, ex-mãe e ex-filho não existe. Mesmo que um filho mude para o outro lado do mundo, que faça transfusão de sangue, que mude de nome, mesmo assim geneticamente não conseguirá retirar a parcela do pai que existe nele. O casal pode até se separar, mas do filho não, aliás, na fase de maior crise conjugal é que a presença deve ser intensificada, pois os filhos sofrem muito e devem ter a certeza que não estarão se separando deles.
Ser pai é saber que o mais importante não é o total de tempo que passa com os filhos, mas a qualidade desse tempo. De que adiante passar oito horas juntos, mas o tempo todo com brigas, falta de respeito e ausência-presente.
Ser pai é se incomodar com a bagunça que os filhos fazem na casa, na vida, mas também é chorar de saudade pelo vazio que eles deixam quando estão distantes.
Ser pai é não ter vergonha de chorar na dor se alegrar com a alegria do filho.
Ser pai é compartilhar, amar incondicionalmente, é corrigir, é vivenciar a sublime missão de padecer no paraíso.
* Usamos a palavra filho para representar filha e filho.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

HISTÓRICO DO DISTRITO DE PIRAPUTANGA


Piraputanga localizada-se no município de Aquidauana, que está situado na região Centro-Oeste do Estado de Mato Grosso do Sul. Região de planícies e planaltos. Sendo 70% da área composta pela planície pantaneira e 30% de planalto. A região de trabalho compõe-se de vegetação típica de cerrado e passa por ela a Serra de Maracajú que engloba três distritos, sendo um deles o de Piraputanga, que é rodeado de morros e às margens do Rio Aquidauana, com seu clima tropical equatorial.
A região que é hoje Piraputanga tinha por moradores índios Terenas, que viviam às margens do Rio Aquidauana, com economia de subsistência, caça, pesca e coleta. Este local era uma fazenda chamada Palmar, que pertencia ao alemão Miguel Maia.
Antes do local denominar-se Piraputanga surgiu ai, “primeiramente a estação ferroviária que foi inaugurada em 1922, no dia 02 de abril”. Esta estação ferroviária deu condições para a fixação de famílias no local, pois facilitava o transporte. A ferroviária beneficiou os moradores que exportavam gêneros alimentícios e importavam ferramentas. Isto em relação a produtos que passaram a cultivar e para o garimpo que se iniciou mais tarde. Sendo assim a ferroviária trouxe diretamente ou indiretamente grande desenvolvimento para a região. Ela era o meio de transporte mais viável neste período, pois as estradas eram apenas trieiros no meio da mata. “...O único meio de transporte era o trem... não existindo estradas apenas uma vereda...”.
Tempos antes de Piraputanga receber esse nome, o local tinha outra denominação e se chamava Igrapiuna, conforme constatação em Ata realizada no dia vinte e quatro do mês de outubro de 1931, nesta localidade de mesmo nome. Igrapiuna foi elevado à categoria de Distrito de Paz, que pertencia ao Município de Aquidauana, como se verifica na Ata de sua criação. “Aos vinte e quatro dias do mês de outubro de mil novecentos e trinta e um nesta povoação de Igrapiuna, sede do Distrito de mesmo nome, na residência, de Hermínio Tubino da Silva, primeiro Juiz de Paz do Distrito, às quinze horas... de acordo com o Decreto Estadual de sua criação... Decreto nº 92. O Dr. Arthur Antunes Maciel, Interventor Federal no Estado de Mato Grosso usando das atribuições que lhe foram conferidas pelo Governo Provisório do Brasil. Art. 1º fica criado o distrito de Paz de Igrapiuna, no Município de Aquidauana, com sede na povoação do mesmo nome.
A origem de Piraputanga está ligada ao garimpo, que ao ser divulgado atraiu muitas pessoas de várias regiões como PERNAMBUCO, BAHIA, quando PIRAPUTANGA foi criada lá por volta de 1936 por um grupo de garimpeiros, pois vieram em busca de carbonato, mas logo ao chegar aqui acharam mesmo foi o diamante que tinha muito, e assim começou a chegar mais gente influenciada pelo garimpo”.
Em 03 de outubro de 1938, Antonio Santos Ribeiro, que chefiava os garimpeiros convocou uma reunião com os moradores para a desapropriação da fazenda com o intuito de fundar o patrimônio. Essa data é considerada a da fundação do povoado. Quatro dias após a data citada acima, em Cuiabá, que era a capital do Estado, naquele período, foi feito a escritura que desapropriou as terras da Fazenda Palmar passando-as para o patrimônio do município de Aquidauana. Assim foi possível surgir Piraputanga.
Antes da desapropriação da Fazenda Palmar existia apenas a currutela na parte de baixo da ferrovia entre ela e o rio Aquidauana. A currutela era uma vila formada basicamente pelos garimpeiros e as casas eram simples, feitas de palha e o piso era de chão batido.
“Em 1938, surgiu a nova PIRAPUTANGA, situada acima da estação ferroviária que foi medida e loteada pelo engenheiro Dr. Jorge Bodestens”. Também teve a colaboração do engenheiro Camilo Gomes, nessa demarcação dos lotes.
Com a queda da extração dos diamantes muitos garimpeiros abandonaram a região, mas outros ficaram, ainda, tentando a sorte no garimpo e alguns por já terem constituído família ou terem algum comércio instalado. Passaram a dedicar-se a agricultura de subsistência no começo e depois a vender alguns produtos para mercados próximos, como Aquidauana.
“O nome PIRAPUTANGA originou-se de um peixe com contrastes vermelhos e amarelos, devido a sua grande quantidade no rio AQUIDAUANA”. “No idioma TUPI – PIRAPUTANGA, significa PEIXE VERMELHO, da região Amazônica e sub-amazônica. No idioma GARANY – PIRA-PUYTÃ. Os colonizadores da região não conseguindo a pronúncia correta para PUYTÃ, começaram a falar PIRAPUTANGA”. Há outras explicações para o nome Piraputanga, diz que esse nome origina-se do Tupi e significa “Pira = peixe e putanga = é uma modificação de pitanga = vermelho. Piraputanga = peixe vermelho”.
Segundo informações logo após o funcionamento da Igreja Católica “São João Batista”, surgiu a Igreja Batista. As religiões ao longo desses anos vêm colaborando com a formação das crenças populares, de sua cultura e vida social de Piraputanga.
A educação formal no Distrito, que é hoje Piraputanga, começou quando a vila que se localizava abaixo da linha férrea foi deslocada para um lugar mais amplo, através do Sr. Antonio Santos Ribeiro e hoje atende satisfatoriamente à população local. O nome da escola é uma homenagem ao primeiro professor de Piraputanga o Sr. Antonio Santos Ribeiro.
No período atual a economia básica de Piraputanga se divide entre a pesca, a pecuária, a agricultura, o turismo e a algumas casas de comércio que vendem gêneros alimentícios diversos, sendo que dentre elas o turismo está ganhando cada vez mais espaço, tendendo a ser a principal atividade no futuro.
Atualmente “a vila conta com um posto de saúde, posto policial, posto telefônico, com uma pequena agência de correios, algumas pequenas mercearias, algumas igrejas, um local denominado Associação de Moradores, onde acontecem as reuniões, os bailes e outros eventos nos finais de semana. E, ainda, linhas de ônibus da empresa Expresso Mato Grosso. Desta forma o lugarejo vem aos poucos conquistando benefícios que a integrou a Aquidauana, Campo Grande e a outras cidades deixando de ser um lugar isolado.
Resumindo, Piraputanga é simplesmente maravilhosa. Venha conhecê-la:
BREVE
Conheça alguns personagens fantásticos que habitam Piraputanga:
Jamil – O Domador de Montanhas
Jorge – A Voz das Montanhas


segunda-feira, 3 de agosto de 2009

VOCÊ CONHECE O VILAREJO DE PIRAPUTANGA?

Você conhecerá Piraputanga, aguarde!

Conhecerá um paraíso a 121 km de Campo Grande - MS, também saberá de histórias do lugar e de pessoas que ali moram.

UM HOMEM QUANDO AMA UMA MULHER

Um homem trabalha bastante
Dia após dia. Chega em casa cansado
E encontra a mulher que ama,
Mas não se dá conta do que está fazendo de errado.

Lê o jornal enquanto os dois jantam,
Não conversa enquanto assiste à TV.
Mas quando chega a hora de apagar as luzes
Aí quer o carinho e a "atenção" da amada.

Isso faz com que ela se sinta como uma estranha,
Como se estivesse sendo usada,
Ela não quer se sentir assim com você -
Aonde foi parar o romantismo?

Demonstre que a ama durante todo o dia,
E assim o amor durante a noite não parecerá egoísmo.
Ah! meu querido, não se esqueça,
O amor envolve muito mais do que apenas "sexo".

Não faça com que ela sinta com uma estranha.
Não a faça se sentir como se estivesse sendo usada.
Ela não quer se sentir dessa maneira com você.
Aonde foi parar o romantismo?
É melhor você descobrir.

O relacionamento homem e mulher é muito mais do que esperar que o outro seja exatamente como nós sonhamos ou queremos que ele seja.
Temos que respeitar a individualidade, temos que amar as diferenças, temos que ir descobrindo o outro e não estabelecer como o queremos.
Quando as pessoas se anulam para agradar o outro pode ser que o interesse esfrie, pois além de virar uma propriedade, também fica muito previsível.
Muitas vezes a pessoa se revolta e se decepciona com seu parceiro(a) pelo que está sentindo: - Eu não me casei para ser infeliz, eu me casei, sim, para ser feliz. Talvez justamente ai está o grande erro, um deve se casar para fazer o outro feliz, assim, os dois tendo a mesma proposta é quase certo que a felicidade reinará nesse relacionamento.
Relacionamentos são construidos, não nascem prontos e devem ter como alicerces o amor, a coerência e o respeito.
Quando um já não respeita o outro antes do casamento a chance da certo é pequena. Tem sempre um dos lados que acha que depois que casar muda, engano, só piora, pois um virá dono o outro virá propriedade e se acomoda a partir dai será mais falta de respeito.
Quem ama respeita, quem respeita ama.

REFLITA

Perdendo o Paraíso: Você sonha com o paraíso onde passará a eternidade, mas o que você está fazendo com o paraíso onde vive? Você imagina o paraíso celestial como um lugar com campos belíssimos, belos pássaros com cantos de sonoridades inimagináveis, cachoeiras maravilhosas, muita paz, mas os lugares assim nós temos a tendência de admirar por um tempo, logo pensamos em como ganhar dinheiro com ele, como transformá-lo, dando mais conforto e modernidade a ele. Não será assim com o paraíso celestial?
Você deve ser uma Porta: Você pode continuar sentindo insatisfação e angustias apesar de ser um cristão assíduo ao templo, às reuniões, saber a Bíblia de cor e salteada, ter sido aplaudido e condecorado por tudo isso; você pode estar buscando mais reconhecimento do homem e menos de Deus.
Você pode estar buscando Deus nos livros, nos templos, nos cargos e nas funções que exerce, mas Deus está no seu coração, ali é o seu verdadeiro templo, se você não encontrá-Lo ali, todos os escritos e as regras servem para muito pouco.
Se você é conceituadíssimo no meio, mas quando não está aos olhos das pessoas que compõem a instituição continua agressivo, mentindo, pouco carinhoso e achegado à família, cometendo as mais diversas iniquidades é porque Deus não está verdadeiramente em seu coração. Você da mais importância ao que os homens pensam ao que Deus está vendo.
Se você vai ao templo por costume ou obrigação, se irrita porque houve atraso no tempo estipulado para a missa ou culto, se fica entediado com a pregação, alguma coisa está errada. Coloque Deus verdadeiramente em seu coração, não espere que padres ou pastores façam isso, você é quem deve buscá-lo e abrir-se como porta para que Ele esteja com você onde estiver.
Tê-lo em seu coração não é apenas falar em seu nome, mas vivê-lo no seu dia-a-dia, pois convence muito mais que da exemplos do que dez que gritam aos ventos moralismos e o que Cristo pregou, mas vive tudo ao contrário. Você deve ser uma porta aberta para Cristo entrar.